FAQ

Separamos as respostas mais importantes para as principais perguntas sobre o mercado imobiliário.

  • Onde Morar?
    Em primeiro lugar, tenha foco: decida-se pela região onde quer morar e, principalmente, quanto pretende e pode gastar com a compra do imóvel. Leve em conta as necessidades futuras do cônjuge e dos filhos e debata o assunto com sua família.
  • Que tipo de imóvel é o melhor usado, novo ou na planta?
    Escolha também o tipo de imóvel que pretende adquirir: usado, novo ou na planta. Pense em todos os aspectos: casa ou apartamento, metragem, número de vagas, lazer e valor de condomínio que aceita pagar e principalmente seu emprego, se você trabalha em uma empresa que pode ser deslocado para outros estados com frequência.
  • Financiamento Bancário - Faça suas contas e escolha o melhor tipo de financiamento: bancário ou parcelado com a construtora durante o período de obras? Pretende usar recursos do FGTS?
    Se o imóvel for usado, há opção de obter financiamento bancário (os sites de vários bancos oferecem formas de simular o valor das parcelas do financiamento).
  • Onde buscar um imóvel? A internet é uma boa opção?
    A Internet também é uma ótima opção para quem busca imóveis. Visite sites especializados na venda de imóveis, e preferencia de imobiliárias credenciadas no CRECI de sua cidade.
  • Quero um imóvel usado, vale a pena?
    Se optar por um usado, seja firme com o corretor quanto ao imóvel que deseja. Peça informações a ele antes de marcar a visita. Se estiver fora das suas especificações, não vá. Se possível, prefira o sistema de exclusividade (em que o imóvel está disponível em apenas uma imobiliária).
  • Comissão como funciona? Quem paga?
    A responsabilidade pelo pagamento da comissão do corretor de imóveis recai sobre o vendedor, sendo deste a responsabilidade de definir o valor do imóvel e sobre este valor deverá ser descontado a comissão que ele pagará ao corretor ou a empresa corretora de imóveis quando for efetivado a venda da casa, apartamento, terreno ou outro bem imóvel. Se você for vender o seu imóvel é importante conversar com seu corretor com antecedência de definir entre outras coisas, o valor da comissão que você deverá apagar em caso de venda do imóvel.
  • O que é permuta? Quem paga comissão?
    É o contrato pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que não seja dinheiro. Em caso de permuta, a imobiliária ou corretor credenciado, recebe a comissão integral pelas duas vendas.
  • Gostei do imóvel e quero compra-lo, como devo negociar?
    Na hora de apresentar uma proposta, ponha-se no lugar do vendedor. Evite propostas absurdas, como descontos elevados, por exemplo. Se ele aceitar, deve haver algo errado. Certifique-se do que está e do que não está incluído no valor e converse abertamente, evitando constrangimentos futuros. Não se envolva emocionalmente com o dono do imóvel que vai comprar. Deixe que o corretor negocie.
  • Não entendo nada da documentação e agora?
    Tenha muita atenção com os documentos do imóvel e do proprietário, que devem preferencialmente ser analisados por um advogado de sua confiança. Na hora de comprar ou vender um imóvel, contrate o corretor de imóveis. Pela lei, é o profissional habilitado para evitar problemas para ambos os lados: proprietário e comprador.
  • Quais os cuidados que devo ter na hora de comprar um imóvel?
    Faça uma leitura bem atenta na hora de comprar um imóvel, tenha muita atenção com os documentos. Por isso que é sempre importante a contratação de um profissional habilitado para informar ao comprador, quais certidões exigir.